segunda-feira, 14 de março de 2011

Janeiro- 2010



The Sookie Stakehouse books (1 a 9) – Charlaine Harris.
(Dead until Dark, Living Dead in Dallas, Club Dead, Dead to the Wordl, Dead as a Doornail, Definitely Dead, All Together Dead, From Dead to Worse, Dead and Gone).

Procurei, nos livros, alguma marcação para citar aqui. Não achei nenhuma, e percebi que os livros estão pouco manuseados, com poucas páginas dobradas (eu marco a página dobrando a sua ponta... eu sei, mas faço mesmo assim). Percebi que engulo os livros, assim não paro para marcar nenhuma parte. Merecia, porque os comentários da Sookie são hilários, adoro as tosquices de Eric, que é uma das criaturas de que mais gosto, e as ironias da Pam.



The Aurora Teagarden Books - Charlaine Harris
Real Murders (1), Poppy Done to Death (8)

Depois dos livros da Sookie, deu abstinência de Charlaine Harris... Então resolvi conhecer Aurora Teagarten.

Li os livros fora da ordem, como gosto de fazer às vezes. Em Twilight, li o terceiro antes do segundo; li A Senhora de Avalon antes de A Casa da Floresta, livros que antecedem a história de As Brumas de Avalon, mas que foram escritos depois – todos de Marion Zimmer Bradley. Li Blue Moon, citado mais adiante, que segue Evermore, sem nem mesmo ter lido este último (ele está ali, quietinho, me esperando). Mas ler o último da Aurora foi engraçado, porque entre ele e o primeiro tudo acontece... Agora estou lendo os do meio.


Filmes

Avatar. James Cameron, US/UK, 2009. Vi duas vezes, uma com a Marcelinha, que adorou.

E eu? Well, o filme podia ter acabado antes do final que ficava melhor...

Lua Nova (New Moon). Chris Weitz, US, 2009. Vi cinco vezes neste ano, e cinco em 2009... A pré-estreia foi com a Pati, na gritaria. Muito legal. Gosto da história, mesmo os filmes sendo horroríveis...  (Companhias nesses cinco vezes: Marcela; Pati, Kiki e Mary; Melissa; Laura, e outra só).

Julie & Julia. Nora Ephrom, EUA, 2009. (Com a Pati).

Sempre ao seu Lado (Hachiko: A Dog's Story). Lasse Hallström, US/UK, 2009.

Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos). Pedro Almodóvar, Espanha, 2009. Uma das homenagens mais bonitas ao cinema que já vi. E cooincidiu, para mim, com a homenagem, ou uma forma de, em  Bastardos Inglórios. Dois dos diretores mais polêmicos do mundo trouxeram filmes em que o cinema aparece como essencial na formação da vida.

Anticristo (Antchrist). Lars Von Trier, Dinamarca, Alemanha, França, Suécia, Itália, Polônia, 2009. Um filme sem falhas que, no entanto, por isso mesmo, soa fake. Uma história intensa contada, a meu ver, como uma tese de doutorado.

Alvin e os esquilos 2 (Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel). Betty Thomas, US, 2009.

Amor Extremo (The Edge of Love). John Maybury, UK, 2008. Com Aidare, Antonio e Laís.

Astro Boy. David Bowers, US, 2009. Até a pequenininha achou chato.

Xuxa e o Misterio de Feiurinha. Tzuka Yamasaki , Brasil, 2009. Eu havia jurado para a Marce que nunca a levaria a um filme da Xuxa. Se ela quisesse ir, teria de chamar outra pessoa... Mas eram férias e acabei indo, rs. Tudo bem, valeu, além da alegria da cara-de-pau, que ficou feliz por eu ceder, rs, pela história do ponto final como o acesso à realidade, quando nos encontramos dentro da história.  Uma sacada muito legal.

O Fada do Dente (Tooth Fairy). Michael Lembeck, US/Canada, 2009. Ri demais.

Onde Monstros Vivem (Where the Wild Things Are). Spike Jonze, US, 2009. Ser um bom leitor é fundamental, a meu ver, para uma boa adaptação de livro ao cinema. Achei o roteiro genial, forte e abalador a partir da história que conta o livro. São completamente diferentes, mas se encontram na percepção de Jonze.

Nova York, Eu Te Amo (NY I love You). Vários diretores, US, 2009. Várias histórias... amei.








Nenhum comentário:

Postar um comentário