sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

E ainda no ano passado...

 Amélie viajou, o ano acabou... e eu fiquei sem contar das últimas histórias que me acompanharam em 2011. Aqui seguem elas. São poucas, o final do ano foi realmente corrido : ).
Após Double Fault, eu precisava de algo igualmente intenso, mas mais poético... Cheguei, assim, a um livro de Banana Yoshimoto que estava aqui na cabeceira há tempos sem ser aberto: N.P. North Point é o livro escrito em inglês por um autor japonês... os que tentam traduzi-lo para a sua língua natal não encontram um bom destino... Assim, os personagens de N.P. vivem, descobrem-se e se apaixonam em meio às palavras originais e traduzidas dos contos de North Point. 
Wells, o livro fez muito sentido para mim, que caminho em histórias ficcionais que compõem a minha realidade... mas, por alguma razão, N.P. se perdeu em mim e, ao pegá-lo agora para trazê-lo aqui, já não lembrava mais do que se tratava. Um destino triste.
Uma curiosidade: em Trancoso de férias, puxei conversa com uma moça que, deitada na rede da pousada em que eu estava, lia uma coletânea de contos de um autor japonês. Vai saber quem agora... não lembro. Conversa adentro, ela me conta que é professora de literatura japonesa numa universidade. Conversa segue, descubro que ela dá aula na mesma universidade em que estudo, em outro departamento. Conversa mais longa, ela me conta que, ao morar no Japão, ficou amiga de Yoshimoto Banana (para o japonês, o sobrenome vem antes do nome). Estava - como estou ainda - lendo Norwegian Wood, do meu querido e preferido Haruki Murakami, que ela despedaçou criticamente, rs. Mas a conversa foi boa demais. 
Last Breath é o décimo primeiro livro da série Morganville Vampires, série que considero muito divertida. E Rachel Caine  a tem trazido de forma melhor a cada livro... conseguiu escapar da maldição das séries com mais de 3 livros...rs. Tanto que comprei a edição em capa dura mesmo, muito ansiosa para esperar a super em conta versão em paperback... E não me decepcionei. Este último é um dos melhores até agora com certeza. A história tem se apresentado mais intensa - neste livro, chegou ao ponto do wow, WTF??? - e não menos engraçada. Feliz!
No cinema, houve uma tentativa frustrada de assistir a Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo. Cameron Crowe, US, 2011). A mais ou menos 20 minutos do início do filme, as crianças decidiram que aquele não era um dia para cinema... saímos da sala e eu só sei o final do filme porque Marcelita o assistiu depois... Embora não precisasse de muita imaginação para saber o que acontece... até porque ele se baseia na história de Benjamin Mee, jornalista que comprou um zoológico e contou a experiência em livro.
Antes de assistir ao filme, li que Cameron Crowe (diretor e roteirista de Almost Famous) gravou uma trilha sonora para convencer Matt Damon a participar do filme. Meu amor por ele atingiu as alturas. 
Na retrospectiva atrasada do ano passado, viajei por aproximadamente 109 sessões de cinema, 52 e vários seriados de TV - devia falar mais deles aqui... Espero encontrar mais viagens maravilhosas neste ano, compartilhando-as aqui e com amigos queridos. Este blog para mim é uma alegria, uma oportunidade de entender um pouco melhor sobre o que mais amo nesta vida... uma viagem que faço com todos que chegam ao Viagens e conversam comigo também. 



Obrigada e Feliz 2012!!!!


Em muitas e ricas narrativas de diferentes lugares do mundo : )





Nenhum comentário:

Postar um comentário